Distribuição Linux baseada na versão 10.04 Ubuntu e criada pelo grupo hacker mais famoso dos últimos tempos, o Anonymous.
Download:
Primeiro acesso e instalação
O AnoN-1mOS funciona da mesma forma que o sistema operacional que o originou, inclusive o processo de instalação. Ao executar o LiveCD pela primeira vez, é preciso utilizar o nome de usuário “anon1mous” e a senha “anon” para acessar o assistente e instalar o sistema.
Uma vez iniciado o processo de instalação, é só seguir os passos exibidos na tela e aguardar alguns instantes para que todos os arquivos sejam copiados para o disco e você possa fazer as modificações necessárias. O AnoN-1mOS traz sua interface toda em espanhol por padrão, mas é possível instalar os pacotes de idioma e deixar tudo em português.
O sistema operacional
Interface personalizada
O Anonymous criou uma interface toda estilizada para deixar sua marca na distribuição. Além da imagem exibida na tela de logon, os papéis de parede trazem fotos de um título do cinema bem famoso: V de Vingança.
As cores predominantes no visual do AnoN-1mOS são vermelha e preta, presentes em várias tonalidades. Para ambiente gráfico, o LXDE foi o escolhido, acompanhado do gerenciador de janelas Metacity.
Aplicativos oferecidos
A lista de aplicativos presentes no AnoN-1mOS é grande, e tende a crescer ainda mais conforme o sistema for evoluindo. Comix, Emesene, Liquid War, VLC, Gimp, Brasero e Gwibber são apenas alguns exemplos das aplicações presentes na distribuição.
O sistema possui também uma suíte de aplicativos dedicada exclusivamente à segurança do computador, a qual inclui ferramentas como o Tor, que esconde seu endereço IP e criptografa as informações enviadas e recebidas por meio da internet. Dessa forma, você pode acessar qualquer site sem correr o risco de ter seus dados capturados por outros usuários.
Também fazem parte da lista de aplicações o TrueCrypt, macchanger e o Vidalia. O acesso aos programas em execução é feito por meio da bela Cairo-Dock, uma barra de tarefas muito conhecida entre as pessoas que fazem uso do Linux há algum tempo. Para navegar na internet, o Firefox continua sendo o padrão, mas há também o Chromium.
Rede e drivers
O AnoN-1mOS possui ainda uma funcionalidade muito útil para quem tem problemas com drivers. Caso haja alguma partição Windows no disco, a ferramenta busca pelos softwares proprietários e os instala em modo de compatibilidade, utilizando o Wine. Isso também pode ser feito com um CD/DVD de instalação do SO da Microsoft ou simplesmente baixando-se o executável na máquina.
Para tornar o acesso à rede mais simples e didático, o AnoN-1mOS oferece um Network-manager modificado. Além disso, você encontra também o Wicd, um aplicativo para gerenciar conexões com ou sem fio.
Popularidade quase garantida
Ter derivado do Ubuntu já garante ao AnoN-1mOs um bom número de fãs, principalmente pelo fato de a distribuição ter mantido a principal característica do sistema que a originou: a simplicidade. Além disso, o fato de ter sido criada pelo Anonymous faz com que mais olhos sejam voltados para o SO, já que os hackers estão em evidência na mídia nos últimos tempos.
Esses fatores podem ajudar bastante o AnoN-1mOS a ficar mais popular na comunidade de software livre, pelo menos enquanto o grupo estiver fazendo “sucesso” e recebendo a atenção de usuários e dos meios de comunicação.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
bom dia...como faço para instalar o pacote de idiomas em portugues ???
ResponderExcluirfico no aguardo....
Basta seguir o passa de instalação ai em cima
ResponderExcluirsomente para o sistema operacional linux?
ResponderExcluirDá pra instalar na minha máquina virtual?
ResponderExcluir